No próximo dia 29 de junho iremos celebrar São Pedro e São Paulo.
Portanto, neste dia, de maneira solene nós iremos rezar pelo amado Papa
Leão XIV, que conquistou a confiança do mundo católico pela sua firmeza
na doutrina e suavidade no trato para com as pessoas.
Ao celebrarmos São Pedro somos convidados a refletir sobre a importância da missão do Supremo Pontificado e o nosso compromisso de rezar pelo Papa. Assim, vamos recordar um pouco do porquê é essencial rezar pelo Papa e sustentá-lo em nossa oração.
Ser sucessor do Apóstolo Pedro, ao ocupar a Cátedra de Pedro, o Supremo Pontificado é uma instituição divina estabelecida por Jesus Cristo, que confiou primeiramente a São Pedro a responsabilidade de guiar a Igreja, segundo o que já aprendemos, de acordo com as tradições bíblica e apostólica (Mt 16,18-19; (Jo 21, 15-17): “O Senhor edifica a sua Igreja sobre um só, embora conceda igual poder a todos os apóstolos depois de sua ressurreição” (São Cipriano). Sendo assim, rezar pelo Papa é reconhecer a sua autoridade como sucessor de São Pedro, fortalecendo o vínculo entre a Igreja e sua origem divina.
Ao rezarmos pelo Papa, independente de qual bispo de Roma esteja na cátedra de Pedro, oferecemos intercessão e proteção espiritual. Não estamos apenas apoiando um líder humano, mas também fortalecendo-o em sua fé e, por meio da comunhão dos santos com os quais vivemos como Igreja, orientando-o pelo Espírito Santo e protegendo-o de adversidades. Dessa maneira, nossas preces expressam nossa confiança na providência divina e nos unem em comunhão espiritual com todo o corpo de Cristo.
A oração pelo Papa promove a unidade e coesão na Igreja. Ao rezarmos juntos, mostramos que somos uma comunidade de fiéis, independentemente de nossas diferenças culturais, étnicas ou geográficas, todos em um só coração e uma só alma (Jo 17,21). Nossas preces pelo Papa nos lembram de nossa responsabilidade em apoiá-lo e sustentá-lo em sua missão.
Rezar pelo Papa é também um testemunho de caridade e humildade. Reconhecemos que o Papa é chamado a servir a Igreja e a humanidade de maneira exemplar. Ao rezar por ele, mostramos nosso apoio e amor fraterno, deixando de lado os nossos interesses pessoais e unindo-nos em oração pelos desafios e necessidades globais e, como Igreja, somos chamados a ser luz no mundo (Mt 5,13-16).
Por fim, rezar pelo Papa é um dever e um privilégio para todos nós católicos. É uma maneira de honrar a missão do Papado, fortalecer a unidade da Igreja e testemunhar nossa caridade e humildade como cristãos. No mês em que lembramos São Pedro, renovemos o nosso compromisso de sempre rezar pelo Papa, sustentando-o com nossas preces e orações.
Junto de nossa oração pelo Papa somos chamados a colaborar com o ÓBOLO DE SÃO PEDRO. Chama-se Óbolo de São Pedro a ajuda econômica que os fiéis oferecem ao Santo Padre, como sinal de adesão à solicitude do Sucessor de Pedro relativamente às múltiplas carências da Igreja universal e às obras de caridade em favor dos mais necessitados. Fiéis católicos de todo o mundo contribuíram para o Óbolo de São Pedro por meio da coleta anual realizada na Solenidade dos Santos Pedro e Paulo, bem como por meio de doações ao longo do ano. As doações recebidas pelo Óbolo de São Pedro vieram de várias fontes, como dioceses, doadores particulares, ordens religiosas e fundações. “A Igreja somos todos nós! Todos os batizados somos a Igreja, a Igreja de Jesus! Todos aqueles que seguem o Senhor Jesus e que, no seu nome, se fazem próximos dos últimos e dos sofredores, procurando oferecer um pouco de alívio, de conforto e de paz”.
Sejamos generosos em nossa ajuda ao Papa Leão XIV para que ele exerça a sua missão de Sucessor do Apóstolo Pedro! Deus abençoe o nosso amado Papa Leão XIV!
Padre Wagner Augusto Portugal
Comentários
Postar um comentário