“O apóstolo Pedro e Paulo, o doutor das nações, nos ensinaram, Senhor a vossa lei”. Na cidade do Vaticano, no dia 29 de junho, o Sumo Pontífice Leão XVI, gloriosamente reinante, preside a Santa Missa da Solenidade de São Pedro e de São Paulo. Tradicionalmente nesta data o Papa Francisco impunha aos Arcebispos Eleitos desde junho do ano passado até o presente momento o Pálio, símbolo da Dignidade Arquiepiscopal. No Brasil, no domingo precedente ao dia 29 de junho, portanto na véspera, dia 28 de junho, queremos nos unir ao Romano Pontífice e celebrar, com júbilo, a solenidade dos dois alicerces de nossa fé católica. Pedro foi o primeiro Pontífice e é o fundamento da Igreja. Seu nome era Simão. Jesus o apelidou de Pedro, isto é, de pedra, ao lhe dizer que sobre ele fundaria a Sua Igreja (cf. Mt 16,18). ...
“O apóstolo Pedro, e Paulo, o doutor das nações, nos ensinaram, Senhor, a vossa lei” Celebremos, jubilosos, a festa dos apóstolos Pedro e Paulo, e firmemos nossa fé na Santa Igreja. Honramos hoje solenemente os santos Pedro e Paulo, “apóstolos de Cristo, colunas e fundamento da cidade de Deus”, como canta a liturgia hodierna. O seu martírio é considerado como o verdadeiro e próprio acto de nascimento da Igreja de Roma. Os dois Apóstolos prestaram o seu testemunho supremo à distância de pouco tempo e espaço um do outro: aqui, em Roma, foi crucificado São Pedro e sucessivamente foi decapitado São Paulo. O seu sangue fundiu-se assim quase num único testemunho a Cristo, que levou Santo Ireneu, Bispo de Lião, a meados do século II, a falar da “Igreja fundada e constituída em Roma pelos dois gloriosíssimos apóstolos Pedro e Paulo” ( Contra as heresias , 3, 3, 2). Pouco tempo depois, na África setentrional, Tertuliano excla...