“O apóstolo Pedro, e Paulo, o doutor das nações, nos ensinaram, Senhor, a vossa lei” Celebremos, jubilosos, a festa dos apóstolos Pedro e Paulo, e firmemos nossa fé na Santa Igreja. Honramos hoje solenemente os santos Pedro e Paulo, “apóstolos de Cristo, colunas e fundamento da cidade de Deus”, como canta a liturgia hodierna. O seu martírio é considerado como o verdadeiro e próprio acto de nascimento da Igreja de Roma. Os dois Apóstolos prestaram o seu testemunho supremo à distância de pouco tempo e espaço um do outro: aqui, em Roma, foi crucificado São Pedro e sucessivamente foi decapitado São Paulo. O seu sangue fundiu-se assim quase num único testemunho a Cristo, que levou Santo Ireneu, Bispo de Lião, a meados do século II, a falar da “Igreja fundada e constituída em Roma pelos dois gloriosíssimos apóstolos Pedro e Paulo” ( Contra as heresias , 3, 3, 2). Pouco tempo depois, na África setentrional, Tertuliano excla...
“Houve um homem enviado por Deus: o seu nome era João. Veio dar testemunho da luz e preparar para o Senhor um povo bem-disposto a recebê-lo” (cf. Jo 1,6s; Lc 1,17). Meus queridos irmãos e irmãs, celebramos nesta Solenidade da Natividade de São João Batista, o grande precursor, aquele que anunciou o Batismo com água, antevendo que Jesus batizaria com o Espírito Santo. A Igreja sempre celebrou o nascimento de São João Batista levando em conta o Natal de Jesus, ocorrendo exatamente seis meses antes. A vida e a missão de São João Batista estão intimamente unidas à vida e à missão de Jesus Cristo. A temática fundamental desta solenidade é a Vocação. Todos nós somos chamados a sermos discípulos e missionários do Senhor, anunciando-O a todos os recantos e dando testemunho de nossa fé batismal. Desde o ventre materno, Deus nos escolheu para um...