Estamos vivenciando mais uma Novena em Honra de Nossa Senhora Aparecida e a celebração da Solenidade da Rainha e Padroeira do Brasil. A Novena da Padroeira, que neste ano terá como tema central: “Mãe Aparecida, acolhei-nos como Peregrinos da Esperança!”. Todos os católicos são convidados a participar desta novena, que pretende ser um momento de profunda espiritualidade e renovação da Fé. A cada dia da novena os devotos serão educados sobre os sinais do jubileu.
A Iniciativa da Novena está em sintonia com o Ano Santo de 2025: O objetivo da novena deste ano será o de acolher os fiéis e enviá-los em missão, ressaltando a importância da esperança em tempos desafiadores. A iniciativa estará em sintonia com o Ano Santo de 2025, que se iniciará na noite do dia 24 de dezembro de 2024 e se encerrará na Solenidade da Epifania do Senhor do ano seguinte, 2026.
Estruturado em nove dias de oração e reflexão, o novenário será realizado entre os dias 03 e 11 de outubro. Ao longo deste período, serão apresentados temas diários relacionados com os ‘sinais do jubileu’, oferecendo uma catequese sobre o significado e a atualidade deste marco celebrativo da Igreja.
Os temas para cada dia são os seguintes: 1– Mãe Aparecida, somos peregrinos da esperança!; 2 – Mãe Aparecida, conduzi-nos até a Porta Santa que é Jesus!; 3 – Mãe Aparecida, fazei-nos fiéis à fé em Jesus Cristo!; 4 – Mãe Aparecida, na caridade está nossa esperança! 5 – Mãe Aparecida, fazei-nos peregrinos da reconciliação e do perdão! 6 – Mãe Aparecida, fazei-nos peregrinos-portadores da justiça e da paz! 7 – Mãe Aparecida, somos peregrinos-cuidadores da natureza! 8 – Mãe Aparecida, somos peregrinos-missionários da Copiosa Redenção! 9 – Mãe Aparecida, enviai-nos como Família dos Devotos, peregrinos da esperança!
Estamos a caminho de mais um ano jubilar. A cada 25 anos, vivemos com alegria esse itinerário muito particular de peregrinação e de encontro com a misericórdia de Deus.
Centrado no verbo acolher e na expressão Peregrinos da Esperança, o tema da Novena de Nossa Senhora Aparecida quer realçar a missão mais importante do
Santuário Nacional: acolher os peregrinos e enviá-los em missão! Na Casa da Mãe Aparecida nosso povo encontra a força da própria fé, a alegria na esperança e o fervor na caridade.
Os verbos acolher e enviar, em certo sentido desenham o movimento daquilo que pastoralmente queremos promover durante o ano jubilar: desejamos que os peregrinos sejam atraídos pelo Santuário de Aparecida e que aqui encontrem motivações para se sentirem comprometidos e enviados para a missão.
Um dos principais objetivos da Novena e Festa da Padroeira é apresentar uma catequese sobre o significado, o sentido atual e os sinais do jubileu. Cada dia da novena foi formulado a partir dos assim chamados sinais do jubileu: a Peregrinação propriamente dita, a Porta Santa, a Profissão de Fé, a Caridade, a Reconciliação e a Indulgência Jubilar.
Ao longo da história da Igreja, o Jubileu foi sempre um evento do povo. Ele é fruto da piedade popular e da fé do Povo de Deus. O ritmo celebrativo dessa novena tem uma metodologia orante, sempre na perspectiva bíblica. Somos peregrinos da Esperança e, também por isso, queremos ver, julgar, agir e celebrar a partir da realidade da Igreja do Brasil e da piedade da nossa gente.
Muitos personagens bíblicos, desde Abraão e Sara, também foram peregrinos da esperança, respondendo positivamente ao chamado de Deus. A missão evangelizadora da Família dos Devotos ganha especial destaque nesse caminho jubilar. Nós é que somos hoje chamados por Deus a viver a caridade.
Não nos esqueçamos: a verdadeira caridade vai além da mera solidariedade. Afinal, caridade significa fazer o bem em nome de Deus, em nome de Jesus Cristo. Queremos que você, querido devoto, seja nosso companheiro de todas as horas nesta bonita peregrinação rumo à esperança e ao bem comum, na alegria de construir um mundo mais justo e fraterno para todos.
O Ano Jubilar nos convida a viver a misericórdia infinita de Deus. Venha visitar Nossa Senhora e seu Santuário. A peregrinação que vamos fazer à Casa da Mãe Aparecida indica quem somos: pessoas a caminho e, enquanto estamos a caminho, descobrimos quem somos nós mesmos. Descobrimos que temos necessidade de Deus em cada passo da peregrinação da nossa vida.
A Novena e a Festa de Nossa Senhora da Conceição Aparecida é uma oportunidade rica para uma peregrinação ao Santuário Nacional, trono da graça de Deus! Vivamos intensamente a Novena e a Festa da Padroeira do Brasil. Que Nossa Senhora Aparecida nos ilumine neste tempo santo e no jubileu a sermos Peregrinos da Esperança.
Padre Wagner Augusto Portugal
Comentários
Postar um comentário