Pular para o conteúdo principal

Novena em Honra de Nossa Senhora Aparecida


Estamos vivenciando mais uma Novena em Honra de Nossa Senhora Aparecida e a celebração da Solenidade da Rainha e Padroeira do Brasil. A Novena da Padroeira, que neste ano terá como tema central: “Mãe Aparecida, acolhei-nos como Peregrinos da Esperança!”. Todos os católicos são convidados a participar desta novena, que pretende ser um momento de profunda espiritualidade e renovação da Fé. A cada dia da novena os devotos serão educados sobre os sinais do jubileu.

A Iniciativa da Novena está em sintonia com o Ano Santo de 2025: O objetivo da novena deste ano será o de acolher os fiéis e enviá-los em missão, ressaltando a importância da esperança em tempos desafiadores. A iniciativa estará em sintonia com o Ano Santo de 2025, que se iniciará na noite do dia 24 de dezembro de 2024 e se encerrará na Solenidade da Epifania do Senhor do ano seguinte, 2026.

Estruturado em nove dias de oração e reflexão, o novenário será realizado entre os dias 03 e 11 de outubro. Ao longo deste período, serão apresentados temas diários relacionados com os ‘sinais do jubileu’, oferecendo uma catequese sobre o significado e a atualidade deste marco celebrativo da Igreja.

Os temas para cada dia são os seguintes: 1– Mãe Aparecida, somos peregrinos da esperança!; 2 – Mãe Aparecida, conduzi-nos até a Porta Santa que é Jesus!; 3 – Mãe Aparecida, fazei-nos fiéis à fé em Jesus Cristo!; 4 – Mãe Aparecida, na caridade está nossa esperança! 5 – Mãe Aparecida, fazei-nos peregrinos da reconciliação e do perdão! 6 – Mãe Aparecida, fazei-nos peregrinos-portadores da justiça e da paz! 7 – Mãe Aparecida, somos peregrinos-cuidadores da natureza! 8 – Mãe Aparecida, somos peregrinos-missionários da Copiosa Redenção! 9 – Mãe Aparecida, enviai-nos como Família dos Devotos, peregrinos da esperança!

Estamos a caminho de mais um ano jubilar. A cada 25 anos, vivemos com alegria esse itinerário muito particular de peregrinação e de encontro com a misericórdia de Deus.

Centrado no verbo acolher e na expressão Peregrinos da Esperança, o tema da Novena de Nossa Senhora Aparecida quer realçar a missão mais importante do

Santuário Nacional: acolher os peregrinos e enviá-los em missão! Na Casa da Mãe Aparecida nosso povo encontra a força da própria fé, a alegria na esperança e o fervor na caridade.

Os verbos acolher e enviar, em certo sentido desenham o movimento daquilo que pastoralmente queremos promover durante o ano jubilar: desejamos que os peregrinos sejam atraídos pelo Santuário de Aparecida e que aqui encontrem motivações para se sentirem comprometidos e enviados para a missão.

Um dos principais objetivos da Novena e Festa da Padroeira é apresentar uma catequese sobre o significado, o sentido atual e os sinais do jubileu. Cada dia da novena foi formulado a partir dos assim chamados sinais do jubileu: a Peregrinação propriamente dita, a Porta Santa, a Profissão de Fé, a Caridade, a Reconciliação e a Indulgência Jubilar.

Ao longo da história da Igreja, o Jubileu foi sempre um evento do povo. Ele é fruto da piedade popular e da fé do Povo de Deus. O ritmo celebrativo dessa novena tem uma metodologia orante, sempre na perspectiva bíblica. Somos peregrinos da Esperança e, também por isso, queremos ver, julgar, agir e celebrar a partir da realidade da Igreja do Brasil e da piedade da nossa gente.

Muitos personagens bíblicos, desde Abraão e Sara, também foram peregrinos da esperança, respondendo positivamente ao chamado de Deus. A missão evangelizadora da Família dos Devotos ganha especial destaque nesse caminho jubilar. Nós é que somos hoje chamados por Deus a viver a caridade.

Não nos esqueçamos: a verdadeira caridade vai além da mera solidariedade. Afinal, caridade significa fazer o bem em nome de Deus, em nome de Jesus Cristo. Queremos que você, querido devoto, seja nosso companheiro de todas as horas nesta bonita peregrinação rumo à esperança e ao bem comum, na alegria de construir um mundo mais justo e fraterno para todos.

O Ano Jubilar nos convida a viver a misericórdia infinita de Deus. Venha visitar Nossa Senhora e seu Santuário. A peregrinação que vamos fazer à Casa da Mãe Aparecida indica quem somos: pessoas a caminho e, enquanto estamos a caminho, descobrimos quem somos nós mesmos. Descobrimos que temos necessidade de Deus em cada passo da peregrinação da nossa vida.

A Novena e a Festa de Nossa Senhora da Conceição Aparecida é uma oportunidade rica para uma peregrinação ao Santuário Nacional, trono da graça de Deus! Vivamos intensamente a Novena e a Festa da Padroeira do Brasil. Que Nossa Senhora Aparecida nos ilumine neste tempo santo e no jubileu a sermos Peregrinos da Esperança.

Padre Wagner Augusto Portugal

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SANTA MARIA, MÃE DE DEUS E DOS HOMENS

“Hoje surgiu a luz para o mundo: O Senhor nasceu para nós. Ele será chamado Admirável, Deus, Princípe da paz, Pai do mundo novo, e o seu reino não terá fim” (Is 9,2.6; Lc 1,33)   Meus queridos Irmãos,               A Solenidade de Hoje é muito antiga dentro da Tradição Litúrgica da Igreja Católica. Remonta ao Concílio Ecumênico de Éfeso, que foi realizado nesta cidade no ano de 431 da era cristã, em que a Igreja concedeu a Virgem Maria o Título de “Mãe de Deus”. Se Maria é Mãe de Deus, também por ser por obra e graça do Espírito Santo Mãe de Cristo, ela também é Mãe de todos os viventes, de todos os homens e de todas as mulheres.             Maria, pela celebração de hoje, está inscrita no livro da vida eterna. Está inserida no projeto de salvação e, também, se reafirma que Jesus Cristo é o verdadeiro Filho de Deus encarnado em Maria. Professar a Maternidade...

Dia dos Pais

  No segundo domingo de agosto celebraremos o Dia dos Pais. É tempo de rezar por nossos pais e de agradecer por suas vidas. Todos sabemos o quanto nossos pais fizeram ou fazem por nós: amar, educar, orientar, corrigir quando necessário... Todos nós já recebemos desses gestos o sinal de sua presença amorosa. Para além do sustento da casa, o pai exerce um papel fundamental no ambiente familiar. Este Dia dos Pais, comemorado pelos brasileiros neste domingo, 10 de agosto de 2025, é uma oportunidade para celebrarmos a vida desses homens que assumem a missão divina de formar cidadãos para o mundo e filhos para Deus. Ao optar pelo matrimônio, o homem deve estar ciente das responsabilidades que assume: não apenas a de ser marido, mas a de ser pai, protetor e educador de toda a família. O pai é imagem de Deus Pai: aquele que cuida, orienta, provê e ama. O homem, ao se casar, se torna responsável por sua casa — pela esposa, pelos filhos, e por conduzir o lar com fé, equilíbrio ...

SOLENIDADE DA ASCENÇÃO DO SENHOR, C.

  “Homens da Galiléia, por que estais admirados, olhando para o céu? Este Jesus há de voltar do mesmo modo que o vistes subir, aleluia!”  Meus queridos Irmãos A primeira leitura e o Evangelho (cf. Lc 24,46-53) nos contam como os apóstolos viveram as últimas aparições de Jesus ressuscitado: como despedida provisória e como promessa. Jesus não voltaria até a consumação do mundo, mas deixou nas mãos deles a missão de levar a salvação e o perdão dos pecados a todos que quisessem converter-se, no mundo inteiro. E prometeu-lhes o Espírito Santo, a força de Deus, que os ajudaria a cumprir sua missão. A vitalidade a juventude da Santa Igreja, até hoje, tem a sua raiz nesta bendita herança que Deus lhe deixou: “É bom para vocês que eu me vá – diz Jesus no evangelho de João – porque, senão, não recebereis o Paráclito, o Espírito da Verdade.” (cf. Jo 16, 7) Jesus salvou o mundo movido pelo Espírito e dando a sua vida pelos homens. Agora, nós devemos dar continuidade a est...