Pular para o conteúdo principal

Um Encontro de Festas e Luz na Liturgia da Igreja

 


Por que celebramos tantas festividades litúrgicas e marianas em um único dia? O dia 2 de fevereiro é um verdadeiro encontro de festividades. Vamos entender o porquê: Apresentação do Senhor, Nossa Senhora da Candelária e Nossa Senhora dos Navegantes.

A Apresentação do Senhor, celebrada em 2 de fevereiro, é uma festa antiga, já celebrada pela Igreja de Jerusalém no século IV, quarenta dias após a Epifania, ou seja, em 14 de fevereiro.

Nas Igrejas orientais, a data era chamada de “Festa do Encontro”. Já no Ocidente, a partir do século X, a celebração passou a ser conhecida como “Purificação da Bem-Aventurada Virgem Maria”, sendo incluída entre as festas marianas com o título de Nossa Senhora da Purificação.

Entretanto, o que a Igreja essencialmente celebra neste dia é um mistério de Nosso Senhor. Por isso, no calendário romano revisado em 1969, o nome da festa foi mudado para “Apresentação do Senhor”, indicação mais fiel de sua natureza e de seu objeto.

As festividades marianas do dia 2 de fevereiro

É por isso que, no dia 2 de fevereiro, celebramos também a festa de Nossa Senhora da Luz ou da Candelária, que evoca o mesmo fato: juntamente com São José, seu esposo, Maria leva o Menino Deus, Luz do mundo, para ser apresentado no Templo. Nossa Senhora nos traz a Luz!

E, como a Luz de Cristo ilumina todos os nossos trajetos pela vida, esta data celebra também, em vários lugares do mundo, a festa de Nossa Senhora dos Navegantes.

Dia Mundial da Vida Consagrada

O dia 2 de fevereiro é também o Dia Mundial da Vida Consagrada. No Templo, Maria e José encontram Simeão, que, depois de lhes revelar maravilhas sobre o Filho que ali traziam, declarou:

“Agora, Senhor, deixai partir o vosso servo em paz, conforme a vossa Palavra.

Pois os meus olhos viram a vossa salvação,

que preparastes diante dos povos:

luz para iluminar as nações

e glória de Israel, vosso povo!”

(Lc 2,29-32)

Desse episódio nasce também o sentido desta data como Dia Mundial da Vida Consagrada. Ao celebrar esta festa em 2014, o saudoso Papa Francisco exortou, “à luz desta cena evangélica, a considerar a vida consagrada como um encontro com Cristo”:

“É Ele que vem até nós, trazido por Maria e José, e somos nós que vamos até Ele, guiados pelo Espírito Santo. Mas no centro está Ele. É Ele que move tudo, é Ele que atrai ao Templo, à Igreja, onde podemos encontrá-lo, reconhecê-lo, recebê-lo e também abraçá-lo”.

São muitas as comemorações do dia 2 de fevereiro, e ainda mais fascinante é constatar como todas elas se entrelaçam em torno do mesmo fato bíblico, tão rico e luminoso, que se reflete numa profusão de celebrações interligadas.

São Brás e a bênção da garganta

Com as velas abençoadas na procissão da Apresentação do Senhor, é dada, no dia 3 de fevereiro, a bênção de São Brás, contra os males da garganta. Essa tradição se baseia em um episódio da vida do santo: ao ser conduzido ao martírio, aproximou-se dele uma mãe desesperada, pois seu filhinho de colo havia se engasgado com uma espinha de peixe.

Embora se saiba pouco sobre a vida de São Brás, ele é um dos santos mais conhecidos e venerados da Igreja, tanto no Ocidente quanto no Oriente. Segundo a tradição oral, teria nascido no final do século III e passado a seguir o cristianismo de forma mais intensa já na idade adulta. Médico, foi nomeado bispo de Sebaste, na Armênia, e martirizado no ano 316.

Seu martírio ocorreu em um contexto de disputas pelo poder entre Oriente e Ocidente: de um lado, o imperador Constantino, defensor dos cristãos; de outro, Licínio, imperador do Oriente, que, temendo o apoio dos cristãos a Constantino, iniciou perseguições em seu território. São Brás teria sido capturado, espancado e torturado com pentes de ferro usados para cardar lã. Apesar dos sofrimentos, manteve-se firme na fé em Cristo e, por fim, foi decapitado. Seu testemunho marcou profundamente a comunidade cristã, que passou a venerar sua memória.

Padroeiro da garganta

Com o tempo, tornou-se costume, no dia de sua festa litúrgica, conceder a bênção da garganta. São Brás é invocado como intercessor contra doenças e complicações da garganta. Essa devoção também se fundamenta naquele episódio em que, sendo levado ao martírio, ele teria rezado a Cristo e traçado o sinal da Cruz sobre a garganta de uma criança engasgada com uma espinha de peixe. Imediatamente, a espinha se deslocou, e o menino foi curado.

 

Padre Wagner Augusto Portugal.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SANTA MARIA, MÃE DE DEUS E DOS HOMENS

“Hoje surgiu a luz para o mundo: O Senhor nasceu para nós. Ele será chamado Admirável, Deus, Princípe da paz, Pai do mundo novo, e o seu reino não terá fim” (Is 9,2.6; Lc 1,33)   Meus queridos Irmãos,               A Solenidade de Hoje é muito antiga dentro da Tradição Litúrgica da Igreja Católica. Remonta ao Concílio Ecumênico de Éfeso, que foi realizado nesta cidade no ano de 431 da era cristã, em que a Igreja concedeu a Virgem Maria o Título de “Mãe de Deus”. Se Maria é Mãe de Deus, também por ser por obra e graça do Espírito Santo Mãe de Cristo, ela também é Mãe de todos os viventes, de todos os homens e de todas as mulheres.             Maria, pela celebração de hoje, está inscrita no livro da vida eterna. Está inserida no projeto de salvação e, também, se reafirma que Jesus Cristo é o verdadeiro Filho de Deus encarnado em Maria. Professar a Maternidade...

Deus Pensa em Você

Deus está sempre pensando em você e amando você! Às vezes, podemos cair na crença de que Deus não se importa conosco e está ausente em nossas vidas, quando, na verdade, Ele está sempre pensando em nós. Durante nossas horas mais sombrias, é comum acharmos que Deus não nos ama ou que, de alguma forma, nos abandonou em nossa miséria. É justamente nesses momentos que precisamos ser lembrados do amor constante de Deus por nós e de como Ele está sempre atento a cada um de nós. Estamos em seus braços neste exato momento. São João Eudes, sacerdote do século XVII conhecido por promover a devoção ao Sagrado Coração de Jesus, refletiu sobre essa realidade em um texto incluído no livro Meditações sobre diversos assuntos. Ele se concentra, em particular, no fato de que Deus pensa em nós a cada instante de nossa vida: “Desde o momento da minha criação até agora, Ele me carregou em seus braços, em seu seio e em seu Coração, com mais cuidado e amor do que uma mãe carrega seu filho, e não...

Tio Antônio Machado Rocha

  Tio Antônio Machado Rocha. Nascido em Campo do Meio, MG, em 04 de janeiro de 1945. Falecido em Campo do Meio, MG, em 26 de janeiro de 2026.             A semana iniciou-se mais triste com o repentino falecimento nas primeiras horas de hoje, dia 26 de janeiro de 2026, em Campo do Meio, MG, do querido Tio Antônio Machado Rocha. Ele nasceu em 04 de janeiro de 1945.           Do seu matrimônio com a irmã de minha mãe, Tia Vanda Inês Viana Rocha, em 30 de julho de 1972 na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Campo do Meio, MG, nasceram quatro filhos: Sheila, Cleiton Alexandre, Gleib e Luiz Ricardo.           Servidor público municipal dedicado passou a sua vida centrado em três pilares: sua família, sua fé católica firme e o trabalho dedicado como calceteiro do Município de Campo do Meio.        ...